Mostrando postagens com marcador escola. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador escola. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Volta às aulas, é hora de reorganizar

Com a volta às aulas, e preciso redefinir ou retomar regras, que envolvem horário para acordar, dormir, estudar, brincar, e claro, e hora de escolher os alimentos que irão compor a refeição, e principalmente os lanches escolares dos filhos.
A alimentação é uma necessidade básica ao desenvolvimento do ser humano, principalmente nas fases da infância e adolescência, onde ocorrem transformações importantes, que interferem no desenvolvimento dos aspectos físico, intelectual, emocional e social.
Hoje em dia, não basta oferecer um alimento saudável para seu filho, e importante ensina-lo a fazer escolhas certas, pois a oferta de alimentos "não saudáveis" é muito grande, e dificilmente você saberá se seu filho comeu o lanche que ele levou para a escola ou simplesmente trocou com outra criança.
Sabe-se que hábitos alimentares saudáveis contribuem para a prevenção das doenças veiculadas por alimentos, das doenças crônicas não transmissíveis (obesidade, hipertensão, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, câncer) e para o controle das carências nutricionais, como a anemia por deficiência de ferro, a deficiência de vitamina A e os distúrbios por deficiência de iodo.
Os responsáveis pelas cantinas escolares devem oferecer alimentos mais saudáveis, reduzir ao máximo a oferta de alimentos e refeições com alto teor de açúcares (mais que 10% do valor energético total), gorduras saturadas (mais que 10% do valor energético total), gorduras trans (mais que 1% do valor energético total), ricos em sódio (mais que 400 mg do valor energético total).
Alimentos que não devem ser oferecidos ou vendidos nas escolas: "não saudáveis" balas; pirulitos; gomas de mascar; biscoitos principalmente os recheados; refrigerantes; sucos artificiais ou adoçados; frituras (risoles, pastéis e coxinhas; salgados com salsichas e presunto/ apresuntados); salgadinhos de pacote; pipocas industrializadas..
O que deve ser oferecido ou disponível nas cantinas escolares: sanduíche natural sem maionese, frutas in natura, salada de frutas, sucos naturais, industrializados (com mais de 50% de polpa),frutas secas, suco à base de soja, salgados assados, biscoito integrais, torradas, cereais tipo granola, musli, aveia em flocos ou sucrilhos rico em fibras, vitaminas de frutas, frutas secas, castanhas oleaginosas, preparações culinárias com verduras cozidas, bolos simples, iogurtes e bebidas lácteas, preparações e alimentos regionais como tapioca, beiju, cuscuz, canjica, açaí, milho verde, broas.

Dica: O incentivo por uma alimentação saudável deve começar desde cedo, mas não tem dia nem hora para reeducar seus filhos, para que eles aprendam a diferença de um alimento "não saudável" e um "saudável", para que eles próprios possam fazer suas escolhas.

Separe sempre um dia na semana para que seu filho possa levar dinheiro e comprar algo na cantina, pois muitos dos seus amigos fazem isso, e é importante ele se sentir a vontade, mas sempre o questione, pergunte o que ele irá comprar antes de dar o dinheiro, e converse com ele em casa, de duas opções de lanche, ex: frutas ou iogurte, e deixe ele participar desta escolha.

Fonte: site sbd, texto adaptado.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Problemas Nutricionais na Infância

A alimentação equilibrada e balanceada é um dos fatores fundamentais para o bom desenvolvimento físico, psíquico e social das crianças, e nessa época que devemos estimular hábitos alimentares saudáveis.
Quando não é estimulado o habito alimentar saudável, ou, este estímulo é feito de forma inadequada, há risco dessa criança se tornar obesa ou deficiente em alguns nutrientes.
A obesidade infantil é um fator de risco para o aparecimento de várias doenças, como hipertensão arterial, diabettes mellitus e dislipidemias.
Crianças na idade escolar começam a exercer uma autonomia para decidir o que querem comer. Essa autonomia, se não estimulada em casa de forma correta, poderá acarretar em escolhas erradas, e contribuir para uma má alimentação e má nutrição da criança.
A mídia faz propagandas de alimentos processados, e as indústrias criam embalagens atrativas e distribuem brindes, e ainda, as crianças buscam imitar seu colega, que normalmente leva salgadinho de pacote, refrigerante, doces para o lanche da escola.
Em casa, o papel dos pais e oferecer novos alimentos e estimular o seu consumo, os filhos tendem a imitar os pais, e consumir aquilo que a família consome. Oferecer recompensa como sobremesas e doces para os filhos por comer toda a comida nem sempre é a melhor opção, pois assim eles vão valorizar a guloseima e tratar a refeição com algo chato e ruim.
Na hora de montar a lancheira dos pequenos, não se esqueça de colocar água. E pergunte para eles, o que eles querem comer, mas dentre duas ou três opções que você sugira, ofereça sempre iogurtes, frutas, sucos, pães, geléias, queijos, cookie ou biscoitos sem recheio, permita que um dia na semana a criança possa comprar um lanche na escola.
Seja criativo na hora de montar o lanche, faça saladas de frutas, mini sanduíches, não coloque pacotes inteiros de bolachas, estabeleça 4 a 6 unidades.

Fonte: Manul para escolas, por Clarissa H. I. e Patrícia M. F., texto adaptado.